sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

13. ENEM


Resumo de eletricidade e consumo de energia

Eletricidade

A eletricidade está presente a todo tempo ao nosso redor e até em nós mesmos.
Na natureza a eletricidade pode ser observada no relâmpago, uma grande descarga elétrica produzida quando se forma uma enorme tensão entre duas regiões da atmosfera.
Na Física a Eletricidade é um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas, ou em movimento, e por sua interação.
Corrente elétrica

Se um condutor é ligado aos pólos do gerador os elétrons do pólo negativo se movimentam ordenadamente para o pólo positivo, esse movimento ordenado dos elétrons é denominado corrente elétrica.
Muitas vezes a corrente elétrica é confundida com o termo eletricidade.
Resistência Elétrica

A dificuldade que alguns materiais apresentam à passagem da corrente elétrica é expressa por uma grandeza física chamada resistência elétrica.
Resistor

Os resistores são dispositivos cujas principais funções são: dificultar a passagem da corrente elétrica e, transformar Energia Elétrica em Energia Térmica por Efeito Joule.
Entendemos a dificuldade que os resistores apresentam à passagem da corrente elétrica como sendo resistência elétrica. O material mais comum na fabricação dos resistores é o carbono.
Leis de Ohms


O cálculo do consumo de energia elétrica não é uma tarefa tão complicada quanto você pode estar imaginando. Este procedimento requer a aplicação de uma fórmula básica, definida pela seguinte expressão:
W=P.T

W - energia consumida;
P - potência do eletrodoméstico considerado;
T - tempo de utilização do eletrodoméstico em horas;
 

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Fotossíntese

Fotossíntese é um processo fisioquímico realizado pelos vegetais clorofilados.
Estes seres sintetizam dióxido de carbono e água, obtendo glicose, celulose e amido através de energia luminosa. 6H2O + 6CO2 --> 6O2 +C6H12O6.

A fotossíntese ocorre ao longo de duas etapas:
    Fase fotoquímica, fase luminosa ou fase clara.
    Fase química ou "fase escura".

Fase Fotoquímica, fase luminosa ou fase clara

É a primeira fase do processo fotossintético.
A energia luminosa captada excita os elétrons do pigmento fotossintetizante (clorofila)
Os elétrons saem da molécula e são transferidos para uma cadeia de transporte de elétrons.
Tais substâncias estão presentes na membrana do tilacóide.
Nesta transferência entre os aceptores, os elétrons vão liberando energia gradativamente para a produção de ATP e NADPH2

Fase química, fase escura, ciclo de Calvin ou ciclo das pentoses

Ocorre no estroma do cloroplasto, o tilacóide fornece ATP e NADPH2 ao estroma do cloroplasto que dará origem à glicose.
Ressaltamos que a fase escura não ocorre apenas à noite ou na ausência, o nome refere-se ao fato desta fase não necessitar da luz para ocorrer.
Esta acontece logo após a fase clara numa reação em cadeia até que o substrato se esgote.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

12. ENEM



Guerra do Paraguai

No governo de Jose Gaspar Rodríguez Francia, que ocorre entre 1813 e 1840, o novo presidente realizou uma ampla reforma agrária, desenvolveu indústrias e incentivou as exportações.

No ano de 1862, Solano Lopez assumiu a presidência paraguaia com o intuito de dar continuidade à política desenvolvimentista implantada por seu antecessor.
No entanto, o novo presidente se mostrava mais ambicioso a um projeto expansionista que visava incorporar territórios da Argentina, Brasil e Uruguai para a formação do “Paraguai Maior”.
Essa medida visava ampliar o volume de produtos exportados pela proeminente indústria paraguaia com a garantia de uma exclusiva saída para o mar.
Visando a província de Mato Grosso, o ditador paraguaio aproveitou-se da fraca defesa brasileira naquela região para invadi-la e conquistá-la.
Fez isso sem grandes dificuldades e, após esta batalha, sentiu-se motivado a dar continuidade à expansão do Paraguai através do território que pertencia ao Brasil.
Seu próximo alvo foi o Rio Grande do Sul, mas, para atingi-lo, necessitava passar pela Argentina. Então, invadiu e tomou Corrientes, província Argentina que, naquela época, era governada por Mitre.

Decididos a não mais serem ameaçados e dominados pelo ditador Solano Lopes, Argentina, Brasil e Uruguai uniram suas forças em 1° de maio de 1865 através de acordo conhecido como a Tríplice Aliança.
De acordo com alguns historiadores, a derrota paraguaia foi facilitada com os empréstimos cedidos pela Inglaterra, contrária ao projeto industrial de Solano López.

O saldo da guerra foi trágico para os paraguaios. O projeto desenvolvimentista chegou ao seu fim com a morte de López.

Os países da Tríplice Aliança também foram prejudicados, pois a contração de empréstimos acabou prejudicando a economia desses países.
No Brasil, essas conseqüências negativas implicaram no reforço da campanha antimonarquista.

Antes da guerra, o Paraguai era uma potência econômica na América do Sul. Além disso, era um país independente das nações européias.
Após este conflito, o Paraguai nunca mais voltou a ser um país com um bom índice de desenvolvimento econômico.