terça-feira, 22 de março de 2011

5. UFRJ

Carbono

O carbono (do latim carbo, carvão) é um elemento químico, símbolo C , número atômico 6 (6 prótons e 6 elétrons), massa atómica 12 u, sólido à temperatura ambiente. 
Dependendo das condições de formação, pode ser encontrado na natureza em diversas formas alotrópicas: carbono amorfo e cristalino, em forma de grafite ou ainda diamante. 
Pertence ao grupo (ou família) 14 (anteriormente chamada IVA).
É o pilar básico da química orgânica, se conhecem cerca de 10 milhões de compostos de carbono, e forma parte de todos os seres vivos.


domingo, 20 de março de 2011

4. UFRJ


Nazismo
O nazismo, conhecido oficialmente na Alemanha como nacional-socialismo.
É a ideologia praticada pelo Partido Nazista da Alemanha, formulada por Adolf Hitler.
O nazismo é frequentemente considerado por estudiosos como uma derivação do Fascismo.
Uma das motivações para criação do nazismo foi a insatisfação com o Tratado de Versalhes, que era entendido como uma conspiração judaica-comunista para humilhar a Alemanha no final da Primeira Guerra Mundial.
O Partido Nazista chegou ao poder na Alemanha em 1933.

A essência do fascismo e do nazismo está no totalitarismo, especificamente na noção de controle totalitário, ou seja, na ideia de que o Estado, e em última instância o chefe-de-Estado (no caso da Alemanha o Führer), deveria controlar tudo e todos.
Para isso a homogeneização da sociedade é fundamental. As formas de controle social em regimes totalitários geralmente envolvem o uso e exacerbação do medo a um grau extremo.

De acordo com o livro Mein Kampf ("Minha Luta"); Hitler desenvolveu as suas teorias políticas pela observação cuidadosa das políticas do Império Austro-Húngaro.

O ponto mais importante do nazismo é a superioridade da raça ariana.
A teoria nazista defende que a raça ariana é uma raça-mestra, superior a todas as outras.

O nazismo defende que uma nação é a máxima criação de uma raça. Consequentemente, as grandes nações seriam a criação de grandes raças.
Nações incapazes de defender as suas fronteiras, diziam, seriam a criação de raças fracas ou escravas. Defendiam eles que as raças escravas eram menos dignas de existir do que as raças-mestras.
Raças sem pátria eram, portanto, consideradas "raças parasíticas". Quanto mais ricos fossem os membros da "raça parasítica" mais virulento seria o parasitismo. Uma raça-mestra podia, portanto, de acordo com a doutrina nazista, endireitar-se facilmente pela eliminação das "raças parasíticas" da sua pátria.

Algumas das manifestações do racismo nazista foram:

    * Anti-semitismo, que culminou no Holocausto;
    * Nacionalismo étnico, incluindo a noção dos alemães como o Herrenvolk ("raça-mestra") e o Übermensch ("super-homem");
    * Uma crença na necessidade de purificar a "raça alemã" através da eugenia, que culminou na eutanásia não-voluntária de pessoas diminuídas.

O anticlericalismo faz parte da ideologia nazista, o que é mais um ponto de divergência com outros fascismos.