domingo, 3 de abril de 2011

6. UFMG

Chorume

O chorume, também chamado por líquido percolado, era inicialmente apenas a substância gordurosa expelida pelo tecido adiposo da banha de um animal. Posteriormente, o significado da palavra foi ampliado e passou a significar o líquido poluente, de cor escura e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos.

A decomposição dos resíduos sólidos, depositados em aterros sanitários, é um processo dinâmico comandado por organismos decompositores de matéria orgânica, sendo em sua maioria bactérias herotróficas, aeróbias e facultativas. 
Esta decomposição pode ser descrita pelas fases aeróbia e anaeróbia.

A fase aeróbia ocorre durante o primeiro mês de deposição e recobrimento do lixo na vala. A ação de decomposição é realizada pelas bactérias aeróbias que utilizam o oxigênio presente no interior do aterro. É mais intensa no início e a medida que o oxigênio vai ficando escasso a decomposição torna-se mais lenta.  A presença de águas pluviais exerce grande influência sobre esta fase, pois facilita a redistribuição de nutrientes e microorganismos ao longo do aterro sanitário.

Quando todo o oxigênio é consumido, inicia-se a fase anaeróbia, onde a decomposição ocorre através dos organismos anaeróbios e/ou facultativos que hidrolisam e fermentam celulose e outros  materiais presentes no resíduo. Esta fase é caracterizada pela  redução da concentração de carbono orgânico, altos níveis de amônia e largo espectro de metais, representando considerável potencial de risco para o meio ambiente.

Dá-se o nome de necrochorume ao líquido produzido pela decomposição dos cadáveres nos cemitérios, composto sobretudo pela cadaverina, uma amina (C5H14N2) de odor repulsivo, subproduto da putrefação.
 
Amônia
 
O amoníaco, gás amoníaco ou amônia é um composto químico cuja molécula é constituída por um átomo de Nitrogênio ( N ) e três átomos de hidrogénio ( H ) de formula molecular NH3 , cuja formula estrutural é:

Em solução aquosa se comporta como uma base transformando-se num íon amônio, NH4+, com um átomo de hidrogênio em cada vértice do tetraédro.



5. UFMG

 Ligação Peptídica

  Uma ligação peptídica é uma ligação química que ocorre entre duas moléculas quando o grupo carboxilo de uma molécula reage com o grupo amina de outra molécula, liberando uma molécula de água ( H2O ). Isto é uma reação de síntese por desidratação que ocorre entre moléculas de aminoácidos.


A ligação covalente C-N resultante é chamada ligação peptídica e o grupo funcional resultante é a amida.

4. UFMG

Densidade e Empuxo


Densidade
    D = massa da solução / volume da solução


Um corpo imerso na água torna-se mais leve devido a uma força, exercida pelo líquido sobre o corpo, vertical e para cima.
Essa força do líquido sobre o corpo, é denominada empuxo ou impulsão.
Quando mergulhamos um corpo em um liquido, o corpo desloca uma quantidade de líquido igual a seu volume, e o peso desse volume de liquido deslocado é subtraido do peso do corpo pela força denominada empuxo.

O módulo da impulsão, I, é igual ao módulo do peso do fluido deslocado pelo corpo.

I = ρf.Vf.g

Em que:
ρ é a densidade do fluidos;
V é o volume do fluido deslocado;
g é a aceleração da gravidade (~9.8N/kg na Terra);

Para que o corpo se mantenha suspenso no fluido, a impulsão tem que igualar o peso. Quando um objeto pesa mais que o volume do fluido por ele deslocado ele afunda.

Para um corpo que flutua, a impulsão tem que superar o peso, isto é
I > P, ou seja:
ρf.Vf.g > ρc.Vc.g