Português

FONOLOGIA

1. A palavra que apresenta tantos fonemas quantas são as letras que a compõem é:
a) importância
b) milhares
c) sequer
d) técnica
e) adolescente

2. Em qual das palavras abaixo a letra x apresenta não um, mas dois fonemas?
a) exemplo
b) complexo
c) próximos
d) executivo
e) luxo

3. Qual palavra possui dois dígrafos?
a) fechar
b) sombra
c) ninharia
d) correndo
e) pêssego

4. Indique a alternativa cuja sequência de vocábulos apresenta, na mesma ordem, o seguinte: ditongo, hiato, hiato, ditongo.
a) jamais / Deus / luar / daí
b) jóias / fluir / jesuíta / fogaréu
c) ódio / saguão / leal / poeira
d) quais / fugiu / caiu / história

5. Indique o item em que a separação silábica está correta.
a) impossível: im - po - ssí - vel
b) galinha: ga - lin - ha
c) dia: di - a
d) transação: trans - a - ção
e) cooperar: coo - pe - rar

6. A alternativa em que a palavra está separada em sílabas corretamente é:
a) a - li - en - í - ge - na
b) ca -ra - cte -rís - ti - cas
c) es - pe - cia - is
d) psi - có - lo - go
e) zoo - ló - gi - co
7. Assinale a alternativa em que todas as palavras têm uma sílaba com som
de /zê/:
a) peso - quinze - exame - luxo - zelo
b) esposo - confuso - êxito - passeio
c) treze - missa - mesa - casebre
d) exato - exílio - pose - cozer – frase
e) curioso - exercício - massa – casa

8. Indique em qual das alternativas a palavra não possui semivogal:
a) rainha
b) meu
c) pai
d) cães
e) dois

9. (Ufsm) Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmações
relacionadas à análise fonológica e gráfica do segmento a seguir.
"Ele é especialmente sensível sobre seu excesso de peso. "
( ) O fonema /s/ está representado pelas letras (s), (c) e dois dígrafos, ao passo
que o fonema /z/ está representado apenas pela letra (s).
( ) A letra (n) junta-se ao (e) formando um dígrafo para representar a vogal
nasal.
( ) As palavras "sobre" e "seu" apresentam, respectivamente, um encontro
consonantal e um ditongo decrescente.

A seqüência correta é
a) V - F - F.
b) F - V - V.
c) F - F - F.
d) V - V - V.
e) V - F - V.

10. (Fgv) Os dois hiatos das formas verbais devem ser acentuados apenas na
alternativa:
a) refluir, intuindo.
b) construindo, destruido.
c) caida, saiste.
d) instruido, intuir.
e) refluira, destruindo.

1) D    2) B    3) D    4) B    5) C
6)D    7) D    8) A    9) B    10) C


1. Assinale a palavra que não se completa com "i", e sim com "e".
a) pr_vilégio
b) _pecilho
c) pát_o
d) dent_frício
e) pont_agudo

2. Assinale a alternativa cujas palavras estão todas corretamente grafadas.
a) pajé, xadrês, flecha, mixto, aconchego
b) abolição, tribo, pretensão, obsecado, cansaço
c) gorjeta, sargeta, picina, florecer, consiliar
d) xadrez, ficha, mexerico, enxame, enxurrada
e) pagé, xadrês, flexa, mecherico, enxame

3. Marque a alternativa em que todas as lacunas devem ser preenchidas com "s":
a) atrá _ , e_ tender, e _ tinção.
b) talve _ , descan _ ar, excur _ ão.
c) e _ terminar, despreten _ ão, an _ iar.
d) atravé _ , atra _ ado, can _ ado.
e) anali _ ando, e _ trair, e_ plendor.

4. O diretor, na … de garantir a … dos documentos, apôs sua … a cada página.
a) intensão, veracidade, rubrica.
b) Intensão, verascidade, rúbrica.
c) Intenção, verascidade, rúbrica.
d) Intenção, verascidade, rubrica.
e) Intenção, veracidade, rubrica.

5. Assinale a única opção em que todas as palavras devem ser grafadas com S.
a) le…ar, atrá…, destre…a, parali…ar.
b) defe…a, quero…ene, qui…er, va…inho, fu…ilar.
c) Brá…, Vene…a, Queiro…, Sou…a
d) ga…eificar, ga…olina, empre…a, anali…ar.
e) pre…ado, co…inha, fuga…, ro…áceo, xadre…

6. Identifique a alternativa em que há um vocábulo cuja grafia não atende ao
previsto no Acordo Ortográfico:
a) aguentar – tranquilidade – delinquente – arguir – averiguemos;
b) cinquenta – aguemos – linguística – equestre – eloquentemente;
c) apaziguei – frequência – arguição – delinquência – sequestro;
d) averiguei – inconsequente –  bilíngue – linguiça – quinquênio;
e) sequência – redargüimos – lingueta – frequentemente – bilíngue.

7.  Identifique  a  alternativa  em  que  um  dos  vocábulos,  segundo  o Acordo
Ortográfico, recebeu indevidamente acento gráfico:
a) céu – réu – véu;
b) chapéu – ilhéu – incréu;
c) anéis – fiéis – réis;
d)  mói – herói – jóia;
e) anzóis – faróis – lençóis.

8.  As  sequências  abaixo  contêm  paroxítonas  que,  segundo  determinada
regra do Acordo Ortográfico, não são acentuadas.
Deduza qual é essa regra e assinale a alternativa a que ela não se aplica:
a) aldeia – baleia – lampreia – sereia;
b) flavonoide – heroico – reumatoide – prosopopeia;
c) apoia – corticoide – jiboia – tipoia;
d) Assembleia – ideia – ateia – boleia;
e) Crimeia – Eneias – Leia – Cleia.

9.  Identifique a opção em que todas as palavras compostas estão grafadas
de acordo com as novas regras:
a)  anti-higiênico  –  antiinflamatório  –  antiácido  –  antioxidante  –  anti-colonial –
antirradiação – antissocial;
b) anti-higiênico – anti-inflamatório – antiácido – antioxidante – anticolonial – anti-
radiação – anti-social;
c)  anti-higiênico  –  anti-inflamatório  –  antiácido  –  antioxidante  –  anticolonial –
antirradiação – antissocial;
d)  anti-higiênico  –  anti-inflamatório  –  anti-ácido  –  anti-oxidante  –  anticolonial –
antirradiação – antissocial;
e)  anti-higiênico  –  anti-inflamatório  –  anti-ácido  –  anti-oxidante  –  anti-colonial antirradiação – antissocial.

10. Conforme  o Acordo Ortográfico,  os  prefixos  pós-,  pré-  e  pró-,  quando
átonos, aglutinam-se com o segundo elemento do termo composto.
Marque a alternativa em que, segundo as novas regras, há erro de ortografia:
a) posdatar – predatar – proamericano – progermânico;
b) predefinir – predestinar – predizer – preexistência;
c) prejulgar – prelecionar – prenomear – preordenar;
d) preanunciar – preaquecer – preconcebido – precognição;
e) preposto – procônsul – procriação – prolação.

1) B    2) D    3) D    4) E    5) D
6) E    7) D    8) A    9) C    10) A

1. Por que a forma verbal "há" leva acento ortográfico?
a) É um monossílabo átono.
b) É forma verbal.
c) É palavra sem valor semântico.
d) É monossílabo tônico terminado em "a".
e) A vogal "a" possui timbre aberto.

2. Assinale a opção em que todas as palavras se acentuam pela mesma regra.
a) ananás - pajé - só
b) fórceps - árvore - péssimo
c) toró - piauí - café
d) balaústre - caí - substituíste
e) réu - pó - má

3. A alternativa em que duas palavras destacadas do texto recebem acento gráfico pelo mesmo motivo é:
a) inevitável - políticas
b) é - porquê
c) vários - história
d) contrário - países
e) três - têm

4. Assinale a alternativa em que as três palavras são acentuadas de acordo com a mesma regra:
a) espécie - até - zoólogo
b) você - contrário - palácio
c) alienígena - nós - biológica
d) cérebro - próprio  - César
e) inglês - também - chimpanzé

5. Assinale o item em que todas as palavras são acentuadas pela mesma regra de: também, incrível e caráter.
a) alguém, inverossímil, tórax
b) hífen, ninguém, possível
c) têm, anéis, éter
d) há, impossível, crítico
e) pólen, magnólias, nós

6. Assinale a alternativa em que pelo menos um vocábulo não seja acentuado:
a) voo, orfão, taxi, balaustre
b) itens, parabens, alguem, tambem
c) tactil, amago, cortex, roi
d) papeis, onix, bau, ambar
e) hifen, cipos, leem, pe

7. São acentuadas graficamente pela mesma razão as palavras da opção:
a) há - até - atrás
b) história - ágeis - você
c) está - até - você
c) ordinário - apólogo - insuportável
c) mágoa - ícone - número

8. Assinale a série cuja acentuação gráfica se justifique da mesma forma que em: baiúca - ônus - apóio.
a) viúvo, ônibus, pastéis
b) vírus, hífen, jibóia
c) centopéia, Garibáldi, caí
d) egoísmo, Quéops, escarcéu
e) lápis - vôlei - girassóis

9. Num dos itens abaixo, a acentuação gráfica não está devidamente justificada. Assinale este item:
a) círculo: vocábulo paroxítono
b) além: vocábulo oxítono terminado em -em
c) órgão: vocábulo paroxítono terminado em til
d) dócil: vocábulo paroxítono terminado em -l
e) pôde: acento diferencial

10. Marque a alternativa em que pelo menos um vocábulo não seja acentuado:
a) voo, parabens, hifen, sofas
b) fenix, esplendido, voce, volatil
c) aneis, rubrica, tenis, urubu
d) chama-la, veem, Tamanduatei, tambem
e) cipos, biceps, rape, sauva


1) D    2) D    3)C    4) E    5) A
6)B    7) C    8)D     9) A    10) C

MORFOLOGIA

1. (IBGE) Assinale a opção em que todas as palavras se formam pelo mesmo
      processo:
      a) ajoelhar / antebraço / assinatura
      b) atraso / embarque / pesca
      c) o jota / o sim / o tropeço
      d) entrega / estupidez / sobreviver
      e) antepor / exportação / sanguessuga
  
 2. (BB) A palavra "aguardente" formou-se por:
      a) hibridismo     d) parassíntese
      b) aglutinação     e) derivação regressiva
      c) justaposição
   
3. (AMAN) Que item contém somente palavras formadas por justaposição?
      a) desagradável - complemente
      b) vaga-lume - pé-de-cabra
      c) encruzilhada - estremeceu
      d) supersticiosa - valiosas
      e) desatarraxou - estremeceu
   
4. (UE-PR) "Sarampo" é:
      a) forma primitiva
      b) formado por derivação parassintética
      c) formado por derivação regressiva
      d) formado por derivação imprópria
      e) formado por onomatopéia
   
5. (EPCAR) Numere as palavras da primeira coluna conforme os processos de formação numerados à direita. Em seguida, marque a alternativa que corresponde à seqüência numérica encontrada:

      ( ) aguardente     1) justaposição
      ( ) casamento     2) aglutinação
      ( ) portuário         3) parassíntese
      ( ) pontapé         4) derivação sufixal
      ( ) os contras     5) derivação imprópria
      ( ) submarino     6) derivação prefixal
      ( ) hipótese

      a) 1, 4, 3, 2, 5, 6, 1         d) 2, 3, 4, 1, 5, 3, 6
      b) 4, 1, 4, 1, 5, 3, 6         e) 2, 4, 4, 1, 5, 3, 6
      c) 1, 4, 4, 1, 5, 6, 6
   
6. (CESGRANRIO) Indique a palavra que foge ao processo de formação de chapechape:
      a) zunzum      
      b) reco-reco     
      c) toque-toque
      d) tlim-tlim
      e) vivido

 7. (UF-MG) Em que alternativa a palavra sublinhada resulta de derivação imprópria?
      a) Às sete horas da manhã começou o trabalho principal: a votação.
      b) Pereirinha estava mesmo com a razão. Sigilo... Voto secreto ... Bobagens, bobagens!
      c) Sem radical reforma da lei eleitoral, as eleições continuariam sendo uma farsa!
      d) Não chegaram a trocar um isto de prosa, e se entenderam.
      e) Dr. Osmírio andaria desorientado, senão bufando de raiva.
  
 8. (AMAN) Assinale a série de palavras em que todas são formadas por parassíntese:
      a) acorrentar, esburacar, despedaçar, amanhecer
      b) solução, passional, corrupção, visionário
      c) enrijecer, deslealdade, tortura, vidente
      d) biografia, macróbio, bibliografia, asteróide
      e) acromatismo, hidrogênio, litografar, idiotismo
   
9. (FFCL SANTO ANDRÉ) As palavras couve-flor, planalto e aguardente são formadas por:
      a) derivação         d) composição
      b) onomatopéia     e) prefixação
      c) hibridismo
   
10. (FUVEST) Assinale a alternativa em que uma das palavras não é formada por prefixação:
      a) readquirir, predestinado, propor
      b) irregular, amoral, demover
      c) remeter, conter, antegozar
      d) irrestrito, antípoda, prever
      e) dever, deter, antever

1) B    2) B    3)B    4) C    5) E
6)E    7) D    8)A     9) D    10) E


1. Assinale a palavra cujo gênero está indevidamente indicado pelo artigo.
a) a cal
b) a dinamite
c) o suéter
d) o champanhe
e) a dó

2. Das palavras abaixo, qual pode trocar de gênero, sem sofrer nenhuma alteração ortográfica, apenas pela troca de artigo que a anteceda?
a) princípio
b) biólogo
c) cientistas
d) professor
e) altura

3. Dentre as frases abaixo, escolha aquela em que há, de fato, flexão de grau para o substantivo.
a) O advogado deu-me seu cartão.
b) Deparei-me com um portão, imenso e Suntuoso.
c) Moravam num casebre, à beira do rio.
d) A abelha, ao picar a vítima, perde seu ferrão.
e) A professora distribuiu as cartilhas a todos os alunos.

4.  O plural de fogãozinho e cidadão é:
a) fogãozinhos e cidadãos.
b) fogãosinhos e cidadãos.
c) fogõezinhos e cidadãos.
d) fogõezinhos e cidadões.
e) fogõesinhos e cidadões.

5. Assinale a alternativa em que a flexão do substantivo composto está errada.
a) os pés-de-chumbo
b) os corre-corre
c) as públicas-formas
d) os cavalos-vapor
e) os vaivéns

6. Indique a alternativa em que só aparecem substantivos abstratos.
a) tempo, angústia, saudade, ausência, esperança, imagem
b)angústia, sorriso, luz, ausência, esperança, inimizade
c) inimigo, luto, luz, esperança, espaço, tempo
d) angústia, saudade, ausência, esperança, inimizade
e) espaço, olhos, luz, lábios, ausência, esperança, angústia

7. A alternativa em que o plural dos nomes compostos está empregado corretamente é:
a) pé-de-moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escolas.
b) pés-de-moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escolas.
c) pés-de-moleque, beija-flores, obras-primas, navios-escola.
d) pé-de-moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escola.
e) pés-de-moleques, beija-flores, obras-prima, navios-escolas.

8. Assinale a alternativa incorreta.
a) Borboleta é substantivo epiceno.
b) Omoplata é substantivo masculino.
c) Rival é comum de dois gêneros.
d) Vítima é substantivo sobrecomum.
e) n.d.a.

9. Relacione as duas colunas, de acordo com a classificação dos substantivos, e assinale a alternativa
correta.
(1) padre                           ( ) próprio
(2) seminário                      ( ) coletivo
(3) dias                              ( ) derivado
(4) ano                               ( ) comum

a) 3, 4, 2, 1
b) 1,2, 4, 3
c) 1, 3, 4, 2
d) 3, 2, 1,4
e) 2, 4, 3, 1

10. Assinale a alternativa em que há um substantivo cuia mudança de gênero não altera o significado.
a) cabeça, cisma, capital
b) águia, rádio, crisma
c) cura, grama, cisma
d) lama, coral, moral
e) agente, praça, lama

1) E    2) C    3) C    4) C    5) B
6) D    7) C    8 ) B    9) A    10) E

1. Indique o erro quanto ao emprego do artigo.
a) Em certos momentos, as pessoas as mais corajosas se acovardam.
b) Em certos momentos, as pessoas mais corajosas se acovardam.
c) Em certos momentos, pessoas as mais corajosas se acovardam.
d) Em certos momentos, as mais corajosas pessoas se acovardam.

2. Assinale a alternativa em que há erro.
a) Li a noticia no Estado de S. Paulo.
b) li a noticia em O Estado de S. Paulo.
c) Essa notícia, eu a vi em A Gazeta.
d) Vi essa notícia em A Gazeta.
e) Foi em O Estado de S. Paulo que li a notícia.

3. Triplo  etríplice  são numerais:
a) ordinal o primeiro e multiplicativo o segundo.
b) ambos ordinais.
c) ambos cardinais.
d) ambos multiplicativos.
e) multiplicativo o primeiro e ordinal o segundo

4. Associe o sentido ao respectivo numeral coletivo.
(1)período de seis anos
(2) período de cinco anos
(3) estrofe de dois versos
(4) período de cem anos
(5) agrupamento de dez coisas

( ) dístico
( ) decúria
( ) sexênio
( ) centúria
( ) lustro

a) 3, 5, 1, 4, 2
b) 3, 4, 1, 5, 2
c) 2, 3, 1, 4, 5
d) 2, 5, 1, 5, 3
e) 2, 4, 3, 5, 1

5. Os adjetivos  Iígneo, gípseo, níveo, braquial significam, respectivamente:
a) lenhoso, feito de gesso, alvo, relativo ao braço.
b) lenhoso, feito de gesso, nivelado, relativo ao crânio.
c) lenhoso, rotativo, abalizado, relativo ao crânio.
d) associado, rotativo, nivelado, relativo ao braço.
e) associado, feito de gesso, abalizado, relativo ao crânio.

6. Aponte a alternativa incorreta quanto à correspondência entre a locução e o adjetivo.

a) glacial (de gelo); ósseo (de osso)
b) fraternal (de irmão); argênteo (de prata)
c) farináceo (de farinha); pétreo (de pedra)
d) viperino (de vespa); ocular (de olho)
e) ebúrneo (de marfim); insípida (sem sabor)

7. Marque:

a) se I e II forem verdadeiras
b) se I e III forem verdadeiras
c) se II e III forem verdadeiras
d) se todas forem verdadeiras
e) se todas forem falsas

"... eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor..."

I. No primeiro caso,autor é substantivo;defunto é adjetivo.
II. No segundo caso,defunto é substantivo;autor é adjetivo.
III. Em ambos os casos, tem-se um substantivo composto.

8. Das frases abaixo, apenas uma apresenta adjetivo no comparativo de superioridade, assinale-a.
a) A palmeira é a mais alta árvore deste lugar.
b) Guardei as melhores recordações daquele dia,
c) A Lua é menor do que a Terra.
d) Ele é o maior aluno de sua turma.
e) O mais alegre dentre os colegas era Ricardo.

9. Assinale a alternativa em que ambos os adjetivos não se flexionam em gênero.
a) elemento motor, tratamento médico-dentário
b) esforço vão, pasçeio matinal
c) juiz arrogante, sentimento fraterno
d) cientista hindu, homem célebre
e) costume andaluz, manual Iúdico-instrutivo

10. No trecho "... o homem não fala simplesmente uma língua, não a usa, como mero instrumento de
comunicação...", o termo sublinhado é um:
a) substantivo e significa "simples".
b) advérbio e significa "genuíno".
c) adjetivo e significa "quase".
d) advérbio e significa ''estreme".
e) adjetivo e significa "puro".

1) A    2) A    3) D    4) A    5) A
6) D    7) A    8 ) C    9) D    10) E


1.  A carta vinha endereçada para__ ___ _e para___ __:_ ___ _é que abri.
a) mim, tu, porisso
b) mim, ti, porisso
c) mim, ti, por isso
d) eu, ti, por isso

2. Por favor, passe_______caneta que está aí perto de você;________ aqui não serve para__________desenhar.
a) essa, esta, eu
b) esta, esta, mim
c) essa, essa, eu
d) essa, esta, mim

3.  V. Exª________ que posso__________ ?
a) julgais – auxiliá-lo
b) julga – auxiliar-vos
c) julga – auxiliá-lo
d) julgais – auxiliar-vos

4. Aponte a letra em que o “se” dá apenas a idéia de reflexibilidade:
a) Não se dorme naquela lugar
b) Falam-se verdades, brincando
c) Fique, não se vá
d) Você se alegra com minha chegada?

5. Assinale o único item correto:
a) Vou consigo ao teatro hoje.
b) Esta pesquisa é para mim fazer?
c) Nada de sério houve entre eu e tu
d) O diretor conversou com nós dois

6. Assinale o emprego incorreto do pronome demonstrativo:
a) A mulher é mais tolhida socialmente que o homem. A este se permitem direitos que se negam àquela
b) Em 1944 ainda havia guerra. Esta época traumatizou a humanidade.
c) O que dizer dessas opiniões que acabaste de expor
d) Estes documentos que tenho aqui comigo, não os revelarei tão cedo

7. “E cada qual que se retraísse: todos tinham a impressão do perigo; ninguém queria expor-se a
queimar a roupa. “No período há:
a) três pronome substantivo demonstrativos
b) três pronome substantivo indefinidos
c) dois pronome substantivo e um pronome adjetivo indefinido
d) três pronome adjetivos indefinidos

8. Assinale o item com erro no emprego do pronome demonstrativo:
a) Maria, quem é esse jovem que está com você?
b) “Amai-vos uns aos outros”! são estas as verdadeira palavras.
c) 1977, como foi bom aquele ano!
d) Não concordo com aquelas palavras que José pronunciou.

 9. “Desejo uma fotografia como esta, o senhor vê? - como esta: em que sempre me via com um vestido de eterna festa”
( C. Meireles)
- O pronome “esta”, que ocorre repetido no texto, indica:
a) algo próximo à pessoa de fala
b) algo próximo a pessoa de quem se fala.
c) algo próximo à pessoa com quem se fala
d) algo próximo ao leitor

10.  Em todas as frase há um pronome demonstrativo, exceto em:
a) Eu não posso fazer esse trabalho
b) Todos a acharam simpática
c) Não esperava encontrar tal pessoa
d) Meus amigos prepararam esta bela surpresa

1) C    2)A    3) C    4) D    5) D
6) B    7) A    8) B    9) A    10) B


1. Neste período: "Talvez os diretores antevejam uma solução para o caso", indique o modo e o tempo do verbo.
a) subjuntivo - presente
b) indicativo - pretérito perfeito
c) subjuntivo - futuro
d) nenhuma das anteriores
2. Indique a alternativa que contenha o verbo "querer" conjugado na primeira pessoal do singular do futuro do presente (indicativo).
a) Amanhã eu queria ver os cadernos.
b) Amanhã eu quero ver os cadernos.
c) Amanhã eu queira ver os cadernos.
d) Amanhã eu quererei ver os cadernos.

3. "Nem sempre nós ................... (ir - pretérito imperfeito do indicativo) lá com vontade."Indique a conjugação correta.
a) iríamos
b) íamos
c) fôramos
d) vamos
 4. Elas_______a casa arrumada
    Eles se________ na praia
    Eles_______ grande sucesso
    Quando______ as chuvas, tudo fica muito verde
a) Mantem, entretem, obtem, sobrevem
b) mantêm, entretêm, obtêm, sobrevêm
c) mantêem, entretêem, sobrevêem
d) n.d.a

5. Marque o item com erro:
a) Viemos ontem pelo trem
b) Vimos o seu amigo quando chegou
c) Se nos convir, falaremos com ela
d) Não vos convençais tanto

6. Nós_____agora de São Paulo.
Ontem nós_______de Minas Gerais
Nós_______o filme há um ano
Neste instante________você

a) viemos, vemos, vimos, vemos
b) vimos, viemos, vimos, vemos
c) viemos, vimos, viemos, vimos
d) viemos, vimos, vimos, vemos

7. Que fizeste com os papéis que te dei?_______ que só havias______a metade deles. Já_____os
demais:
a) Disseste, revisto, reouveste
b) Dissestes, revido, reavestes
c) Dissestes, revisto, reaveste
d) Disseste, revido, reaveste

8. “Quando eu cheguei, o avião havia partido “ a frase correspondente é:
a) ... o avião partiu
b) ... o avião partia
c) ... o avião tinha partido
d) ... o avião teria partido

9.  Ela_____ por dias melhores, mas não há bem que sempre dure, nem mal que não se______ _:
a) ansia - remedie
b) ansia - remedeie
c) anseia - remedie
d) anseia - remedeie

10.   O diretor examinará o processo ainda hoje:
Passando para a voz passiva, obtém-se a forma verbal:
a) foi examinado
b) é examinado
c) terá sido examinado
d) será examinado

1) A    2) D    3) B    4) B    5) C
6) B    7) A    8) C    9) D    10) D


1. Ao ligar dois termos de uma oração, a preposição pode expressar, entre outros aspectos uma relação
temporal, espacial ou nocional. Nos versos:
"Amor total e falho... Puro e impuro... Amor de velho adolescente..."
A preposição de estabelece uma relação nocional. Essa mesma relação ocorre em:
a)    "Este fundo de hotel é um fim de mundo."
b) "A quem sonha de dia e sonha de noite sabendo, todo sonho vão."
c) "Depois fui pirata mouro, flagelo da Tripolitânia."
d) "Chegarei de madrugada, quando cantar a seriema."
e) "Só os roçados da morte compensam aqui cultivar."

2. Assinale a opção em que a preposição com traduz uma relação de instrumento.
a) "Teria sorte nos outros lugares, com gente estranha."
b) "Com o meu avo cada vez mais perto do fim, o Santa Rosa seria um inferno."
c) "Não fumava, e nenhum livro com força de me prender."
d) "Trancava-me no quarto fugindo do aperreio, matando-as com jornais."
e) "Andavam por cima do papel estendido com outras já pregadas no breu."

3. (UM-SP) Indique a oração que apresenta locução prepositiva.
a) Havia objetos valiosos sobre a pequena mesa de mármore.
b) À medida que os inimigos se aproximavam, as tropas inglesas recuavam.
c) Seguiam a carreira militar devido à influência do pai.
d) Agiu de caso pensado, quando se afastou de você.
e) De repente, riscou e reescreveu o texto

4. (UM-SP) No período “O povo do século XX está a bordo de uma vida desgastante, cheia de imprevistos e inconveniente”, a preposição em realce está indicando relação de:
a) fim
b) lugar
c) causa
d) modo
e) meio

5. (Fameca-SP) As relações expressas pelas preposições estão corretas na sequência:

I – Saí com ela.
II – Ficaram sem um tostão.
III – Esconderam o lápis de Maria.
IV – Ela prefere viajar de navio.
V – Estudou para passar.

a) companhia; falta; posse; meio; fim
b) falta; companhia; posse; meio; fim
c) companhia; falta; posse; fim; meio
d) companhia; falta; meio; posse; fim
e) companhia; falta; meio; posse; fim

6. (UFPA) No trecho: “(O Rio) não se industrializou, deixou explodir a questão social, fermentada por mais de dois milhões de favelados, e inchou, à exaustão, uma máquina administrativa que não funciona...”, a preposição a (que está contraída com o artigo a) traduz uma relação de:
a)      fim
b)      causa
c)      concessão
d)      limite
e)      modo

7. (INATEL) Assinale a alternativa em que a norma culta não aceita a contração da preposição de:
 a)      Aos prantos, despedi-me dela.
b)      Está na hora da criança dormir.
c)      Falava das colegas em público.
d)      Retirei os livros das prateleiras para limpá-los.
e)      O local da chacina estava interditado.
8. (FAU - SANTOS) "O policial recebeu o ladrão a bala. Foi necessário apenas um disparo; o assaltante recebeu a bala na cabeça e morreu na hora."
      No texto, os vocábulos em destaque são respectivamente:
      a) preposição e artigo
      b) preposição e preposição
      c) artigo e artigo
      d) artigo e preposição
      e) artigo e pronome indefinido
9. (UNIMEP) "Depois a mãe recolhe as velas, torna a guardá-las na bolsa.", os vocábulos em destaque são,
      respectivamente:
      a) pronome pessoal oblíquo, preposição, artigo
      b) artigo, preposição, pronome pessoal oblíquo
      c) artigo, pronome demonstrativo, pronome pessoal oblíquo
      d) artigo, preposição, pronome demonstrativo
      e) preposição, pronome demonstrativo, pronome pessoal oblíquo.

10) (FAC. RUI BARBOSA) Assinale a alternativa em que ocorre combinação de uma preposição com um pronome
      demonstrativo:
      a) Estou na mesma situação.
      b) Neste momento, encerramos nossas transmissões.
      c) Daqui não saio.
      d) Ando só pela vida.
      e) Acordei num lugar estranho.

1) A    2) D    3) A    4) D    5)A
6) E    7) B    8) A    9) B    10) B

1 (Fuvest-SP) “Foi um técnico de sucesso, mas nunca conseguiu uma reputação no campo à altura da sua reputação de vestiário.”
Começando a frase por “ Nunca conseguiu uma reputação no campo à altura da sua reputação de vestiário”, para manter a mesma relação lógica expressa na frase dada inicialmente deve-se continuar com:
a) enquanto foi...
b) na medida em que era...
c) ainda que tenha sido...
d) desde que fosse...
e) porquanto era...

2. (PUCC-SP) Assinale a alternativa correspondente à frase em que ocorre uso incorreto de conjunção.
a) O homem criou a máquina para facilitar sua vida, e contudo ela correspondeu a essa expectativa.
b) Diga-lhe que abra logo a porta, que eu estou com pressa.
c) Ele tinha todas as condições para representar bem os colegas, nem todos lhe reconheciam os méritos, porém.
d) O problema é que ainda não se sabe se ele agiu conforme as normas da empresa.
e) Ao perceber o que tinham feito com seus livros, gritou que parecia um louco.

3. (Fecap-SP) Classifique a palavra como nas contruções abaixo. A seguir, assinale a alternativa correta.
1. Preposição
2. Conjunção subordinativa causal
3. Conjunção subordinativa conformativa
4. Conjunção coordenativa aditiva
5. Advérbio interrogativo de modo
Perguntamos como chegaste aqui.
Percorrera as salas como eu mandara.
Tinha-o como amigo.
Como estivesse muito frio, fiquei em casa.
Tanto ele como o irmão são meus amigos
a) 2,4,5,3,1
b) 4,5,3,1,2
c)5,3,1,2,4
d)3,1,2,4,5
e)1,2,4,5,3

4. (UM-SP) Embora todas as conjunções sejam aditivas, uma oração apresenta idéia de adversidade:
a) Não achou os documentos nem as fotocópias.
b) Queria estar atento à palestra e o sono chegou.
c) Não só aprecio a medicina como também a odontologia.
d) Escutei o réu e lhe dei razão.
e) Não só escutei o réu mas também lhe dei razão

5. (Ufac) Em “Como as espumas que nascem do mar e do céu, da vaga e do vento, eles são filhos da musa...”, as palavras como e que são, respectivamente:
a) preposição – conjunção integrante
b) conjunção causal – pronome relativo
c) advérbio de modo – conjunção integrante
d) conjunção comparativa – pronome relativo
e) conjunção conformativa – palavra expletiva

6. (UM-SP) No período: “Minha mãe hesitou um pouco, mas acabou cedendo, depois que o padre Cabral, tendo consultado o bispo, voltou a dizer-lhe que sim. Que podia ser”, a expressão depois que, morfologicamente, é:
a) locução prepositiva
b) adverbio de tempo
c) locução conjuntiva
d) advérbio de modo
e) expletivo

7. (Faap-Sp)
     “Um, dois, três lampiões, acende e continua
      Outros mais a acender imperturbavelmente,
      À medida que a noite aos poucos se acentua
      E a palidez da lua apenas se pressente.”
A oração que se inicia com o conectivo à medida que oferece à anterior uma idéia de:
a) proporção
b) concessão
c) consecução
d) tempo
e) condição

8. (Cesgranrio- RJ) Assinale a opção em que a substituição efetuada não altera o sentido fundamental do enunciado: “Não obstante essa propaganda, as dificuldades surgiram”.
a) Através dessa propaganda, as dificuldades surgiram.
b) Em razão dessa propaganda, as dificuldades surgiram.
c) A despeito dessa propaganda, as dificuldades surgiram.
d) Diante dessa propaganda, as dificuldades surgiram.
e) Depois dessa propaganda, as dificuldades surgiram.

1) C     2) A    3) C    4) B    5) D
6) C    7) A    8) C      


SINTAXE

1. (FEI-SP) Assinale a alternativa em que o termo destacado tenha a função de predicativo do sujeito.
a) Eu sob a copa da mangueira altiva...
b) Não sentiram meus lábios outros lábios.
c) Do tamarindo a flor jaz entreaberto.
d) Já solta o bogari mais doce aroma.
e) Melhor perfume ao pé da noite exala...

2. (PUC-PR) Sobre o exemplo: “A lua brilhou alegre no céu”, afirmamos:
I. O verbo brilhar é intransitivo
II. O verbo brilhar  é transitivo direto.
III. O verbo brilhar é transitivo indireto.
IV. O predicado é nominal.
V. O predicado é verbal.
VI. O predicado é verbo-nominal.
a) Estão corretas I e VI.
b) Estão corretas I e V.
c) Estão corretas II e V.
d) Estã correta apenas IV.
e) Estão corretas III e VI.

3. (UM-SP) No período: “O homem andava triste porque não conseguiu que seu irmão lhe desse apoio naquela difícil empresa”, os verbos andar (andava), conseguir (conseguiu) e dar (desse), quanto à preposição, classificam-se em:
a) intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto
b) de ligação, transitivo direto, transitivo direto e indireto
c) de ligação, transitivo direto e indireto, transitivo direto e indireto
d) intransitivo, transitivo direto, transitivo direto e indireto
e) intransitivo, transitivo direto, transitivo direto

4. (UFPR)
1) Durante o carnaval, fico agitadíssimo (predicado verbal)
2) Durante o carnaval, fico em casa (predicado nominal)
3) Durante o carnaval, fico vendo o movimento das ruas (predicado nominal)
Assinale a certa:
a) 1 e 2
b) 2 e 3
c) 1 e 3
d) Todas as alternativas estão certas.
e) Todas as alternativas estão erradas.

5. (UFU-MG) “O sol entra cada dia mais tarde, pálido, fraco, oblíguo”, “O sol brilhou um pouquinho pela manhã”. Pela ordem, os predicados das orações acima classificam-se como:
a) nominal e verbo-nominal
b) verbal e nominal
c) verbal e verbo-nominal
d) verbo-nominal e nominal
e) verbo-nominal e verbal

6. (UM-SP)“Na manhã seguinte, desci um pouco amargurado, outro pouco satisfeito”. Indique a alternativa que contém o mesmo tipo de predicado do período acima.
a) Esta injúria merecia ser lavada com sangue dos inimigos.
b) Na tarde de uma segunda-feira, anunciei-lhe um pouco da minha tristeza, outro pouco de minha satisfação.
c) Recebeu convicto e com certa afeição as verdades do filósofo.
d) Mas eu era moço à semelhança de meu tio Neves.
e) Naquele dia, eram tantos os castelos e tantos os sonhos esboroados

7. (Ueba) Assinale a alternativa correspondente ao período no qual há predicativo do sujeito.
a) Como o povo anda tristonho!
b) Agradou ao chefe o novo funcionário.
c) Ele nos garantiu que viria.
d) No Rio não faltam diversões.
e) O aluno ficou sabendo hoje cedo de sua aprovação.

8. (Omec-SP) Assinale a frase em que há sujeito indeterminado.
a) Compra-se jornais velhos.
b) Confia-se em suas palavras.
c) Chama-se José o sacerdote.
d) Choveu muito.
e) É noite.

9. (UFPR) Qual a oração sem sujeito.
a) Falaram mal de você.
b) Ninguém se apresentou.
c) Precisa-se de professores.
d) A noite estava agradável.
e) Vai haver um campeonato.

10. (UFG-GO) Em uma das seguintes alternativas, o predicativo inicia o período. Assinale-a.
a) A dificílima viagem será realizada pelo homem.
b) Em sua próprias inexploradas entranhas descobrirá a alegria de conviver.
c) Humanizado tornou-se o sol com a presença humana.
d) Depois da dificílima viagem, o homem ficará satisfeito.
e) O homem procura a si mesmo nas viagens a outros mundos.

1)  C    2) A    3) B    4) E    5) E
6) C    7) A    8) B    9) E    10) C


1. (Fefasp-SP) Em que alternativa há objeto direto preposicionado
a) Passou aos filhos a herança recebida dos pais.
b) Amou a seu pai com a mais plena grandeza da alma.
c) Naquele tempo era muito fácil viajar para os infernos.
d) Em dias ensolarados, gosto de ver nuvens flutuarem nos céus de agosto.

2. (FCE-SP) “A recordação da cena persegue-me até hoje.” Os termos em destaque são, respectivamente:
a) objeto indireto, objeto indireto
b) complemento nominal, objeto direto
c) complemento nominal, objeto indireto
d) objeto indireto, objeto direto
e) NDA

3. (ESPM-SP) “Surgiram fotógrafos e repórteres”
a) objeto indireto – substantivo
b) objeto direto – substantivo
c) objeto direto – adjetivo
d) sujeito – adjetivo
e) sujeito – substantivo

4. (UEPG-PR) A oração que apresenta complemento nominal é:
a) Os pobres necessitam.
b) Sejamos úteis à sociedade
c) Os homens aspiram à paz.
d) Os pedidos foram feitos por nós
e) A leitura amplia nossos conhecimentos

5. Em: “O médico ausculta o paciente”, dizemos corretamente que a oração:
a) está na voz passiva porque o sujeito é o executor da ação verbal.
b) está na voz passiva porque o objeto direto é o receptor da ação verbal.
c) está na voz ativa porque o objeto direto é o executor da ação verbal.
d) não foi definida como deve por nenhuma das alternativas.

1)  A    2) B    3) E     4) B    5) D



01. O conectivo “e” normalmente é usado como conjunção coordenativa aditiva. No entanto, em uma das alternativas abaixo, isso não ocorre:
a) Entrou, assistiu aula e saiu.
b) Fernanda é amiga de Lidiane e Lidiane amiga da Daniela.
c) Não se preparou para a prova de Português e conseguiu passar.
d) Faça os exercícios e conseguirá aprovação.

02. Maria assistiu à  aula,  porém  passou  mal.  Sem  alteração  de  sentido,  a conjunção “porém” pode ser substituída por:
a) logo
b) pois
c) mas
d) portanto

03.  (Unimep- SP)
I- Mário estudou muito e foi reprovado.
II - Mário estudou muito e foi aprovado.

Em I e II a conjunção “e” tem, respectivamente,
a) aditivo e conclusivo.
b) adversativo e aditivo.
c) aditivo e aditivo
d) adversativo e conclusivo

04. “Podemos falar qualquer coisa: estou absolutamente  calmo.
Os dois pontos dos períodos acima poderiam ser substituídos pela conjunção:
a) e
b) portanto
c) logo
d) pois

05. Dentre   os períodos abaixo  transcritos, um é composto por coordenação  e  contém  uma  oração  coordenada  sindética  adversativa.  Assinale  a alternativa que corresponde a esse período:
a)  A frustração diminui e a desesperança não cede.
b)  O  que    dizer  sem  resvalar  para  o  pessimismo,  a  crítica  pungente  ou  a  auto-
absolvição?
c)  É também ocioso pensar que nós, da tal elite, temos riqueza suficiente para distribuir.
d)  Sejamos francos.

1)c    2)c    3)d    4)d    5)a


01) ESPCEX - No período: “... no fundo eu não estava triste com a viagem de meu pai, era a primeira vez que ele ia ficar longe de nós por algum tempo ...”, a oração sublinhada é:

a) subordinada substantiva predicativa;
b) subordinada adjetiva restritiva;
c) subordinada adverbial de lugar;
d) subordinada substantiva subjetiva.

02) ESFAO - Somando os números correspondentes às orações corretas quanto à classificação das mesmas, você encontrará a resposta da questão.

“Garantiram-me que, depois de preenchido o formulário, que me enviaram pelo correio na segundafeira sem falta e pagar a minha taxa de inscrição, eu seria atendido em menos de quarenta e oito horas.” (F. Sabino)

(02) 1º oração: principal;
(08) 2º oração: subordinada substantiva objetiva direta;
(14) 3º oração: subordinada substantiva objetiva direta;
(20) 4º oração: subordinada adjetiva restritiva;
(26) 5º oração: coordenada sindética aditiva em relação à 3º e subordinada adverbial temporal em relação à 1ª.

a) 24
b) 36
c) 48
d) 56
e) 70

03) AFA - Em que alternativa, a oração subordinada não é da mesma natureza da que existe em “Quero que vocês escrevam uma composição”?

a) “E anunciou que não nos faria cantar.”
b) “Esperava um irmão que vinha buscá-la.”
c) “Vamos fazer de conta que estamos na aula de Português.”
d) “Circulava a história de que ela dormia no sótão do colégio.”

04) EFOMM - Assinale o par de orações grifadas cuja classificação está trocada:

a) Vi onde ela estuda. (subordinada substantiva objetiva direta)
É sabido onde ela estuda. (subordinada substantiva subjetiva)

b) Não chores, porque amanhã será um novo dia. (coordenada sindética explicativa)
Não chores porque erraste o problema. (subordinada adverbial causal)

c) Descobriu-se por quem o carro foi consertado. (subordinada adjetiva restritiva)
Descobriu-se a pessoa por quem o carro foi consertado. (subordinada substantiva subjetiva)

d) “Quando você foi embora, Fez-se noite em meu viver (...)” (subordinada adverbial temporal)
Perguntei ao professor quando faríamos a prova. (subordinada substantiva objetiva direta)

e) “Estêvão ficou ainda algum tempo encostado à cerca na esperança de que ela olhasse (...)”
(subordinada substantiva completiva nominal)

“A ambição e o egoísmo se opõem a que a paz reine sobre a Terra.” (subordinada substantiva objetiva indireta)

05) Colégio Naval

Vamos até a Matriz de Antônio Dias
onde repousa, pó sem esperança, pó sem lembrança, o Aleijadinho.

Vamos subindo em procissão a lenta ladeira.
Padres e anjos, santos e bispos nos acompanham
e tornam mais rica, tornam mais grave a romaria de assombração.
Mas já não há fantasmas no dia claro,
tudo é tão simples,
tudo tão nu,
as cores e cheiros do presente são tão fortes e tão urgentes
que nem se percebem catingas e rouges, boduns e ouros do século 18.
(O vôo sobre as igrejas, Carlos Drumond de Andrade)

O “que” do verso 10 apresenta o valor semântico de:

a) explicação;
b) condição;
c) conformidade;
d) conseqüência;
e) lugar.

06) Colégio Naval - No trecho: “Todos diziam que ela era orgulhosa, mas afinal descobri que não”, a última oração se classifica como:

a) coordenada sindética adversativa;
b) principal;
c) subordinada substantiva objetiva direta;
d) subordinada adverbial comparativa;
e) subordinada substantiva subjetiva.

07) AFA

Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
- Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte,

As orações “Desafia o nosso peito a própria morte”, “que um filho teu não foge à luta” e “quem te adora” classificam-se, respectivamente, como:

a) principal, subordinada substantiva subjetiva, subordinada adjetiva restritiva;
b) principal, subordinada adverbial temporal, subordinada substantiva objetiva direta;
c) principal, subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva subjetiva;
d) coordenada assindética, subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva
apositiva.

08) EPCAR - Marque a alternativa que contém oração subordinada substantiva completiva nominal.
a) “Como fazem os pelintras de hoje para não molhar os pés nos dias de chuva?”
b) “Veio-me a desagradável impressão de que todo mundo reparava nas minhas galochas.”
c) “Um dia as galochas me serão úteis, quando eu for suficientemente velho para merecê-las.”
d) “No restaurante, onde entrei arrastando os cascos como um dromedário, resolvime ver livre das galochas.”
e) “No centro da cidade um sol radioso varava as nuvens e caía sobre a rua, enchendo tudo de luz, fazendo evaporar as últimas poças de água que ainda pudessem justificar minhas galochas.”

09) EFOMM - Assinale o único exemplo em que não ocorre oração subordinada substantiva subjetiva:

a) “Cansativo que seja, urge atravessarmos o campo que banha o Rio Negro antes de anoitecer.”
b) “Todo escritor que surge reage contra os mais velhos, mesmo que o não perceba, e ainda que os admire.”
c) “Dormiram naquilo, tinham-se acostumado, mas seria mais agradável dormirem numa cama de lastro de couro.”
d) “É preciso que o pecador reconheça ao menos isto: que a Moral católica está certa e é
irrepreensível.”
e) “Sobre a multiplicidade informe e confusa dos bens da matéria é mister que paire a força
ordenadora do espírito.”

10) Colégio Naval - Somos uma pequena parte do elo, o miolo de envoltórios descomunais que
desconhecemos, arrogantes embora, na suposição de que é conosco que Deus se preocupa.
A última oração do texto deve ser classificada como subordinada:

a) adverbial concessiva;
b) substantiva completiva nominal;
c) adjetiva restritiva;
d) substantiva predicativa;
e) substantiva subjetiva.

1)D    2)D    3)B    4)C    5)D
6)C    7)C    8)B    9)B    10)B


1. (CESBRANRIO) “Noites pesadas de cheiros e calores amontoados...”
Aponte a opção em que, substituídos os substantivos destacados acima, fica INCORRETA a concordância de “amontoado”.
a)      nuvens e brisas amontoadas
b)      odores e brisas amontoadas
c)      nuvens e morros amontoados
d)      morros e nuvens amontoados
e)      brisas e odores amontoadas


2.      (PUCCAMP) A frase em que a concordância nominal está correta é:
       a)      A vasta plantação e a casa grande caiados há pouco tempo era o melhor sinal de prosperidade da família.
b)      Eles, com ar entristecidos, dirigiram-se ao salão onde se encontravam as vítimas do acidente.
c)      Não lhe pareciam útil aquelas plantas esquisitas que ele cultivava na sua pacata e linda chácara do interior.
d)      Quando foi encontrado, ele apresentava feridos a perna e o braço direitos, mas estava totalmente lúcido.
e)      Esses livro e caderno não são meus, mas poderão ser importante para a pesquisa que estou fazendo.

3.     (MACKENZIE)
I.            Os brasileiros somos todos eternos sonhadores.
II.          Muito obrigadas! - disseram as moças.
III.       Sr. Deputado, V. Exa. Está enganada.
IV.       A pobre senhora ficou meio confusa.
V.         São muito estudiosos os alunos e as alunas deste curso.
Há uma concordância inaceitável de acordo com a gramática:
a)      em I e II
b)      em II, III e IV
c)      apenas em II
d)      apenas em III
e)      apenas em IV

4)   (UNEB – BA) Assinale a alternativa em que, pluralizando-se a frase, as palavras destacadas permanecem invariáveis:
a)      Só estudei o elementar, o que me deixa meio apreensivo.
b)      Este é o meio mais exato para você resolver o problema: estude só.
c)      Meia palavra, meio tom - índice de sua sensatez.
d)      Estava só naquela ocasião; acreditei, pois em sua meia promessa.
e)      Passei muito inverno

5 – (UFPR) – Observe a concordância verbal:

1 – Algum de vós conseguirei a bolsa de estudo?
2 – Sei que pelo menos um terço dos jogadores estavam dentro do campo naquela hora.
3 – Os Estados Unidos são um país muito rico.
4 – No relógio do Largo da Matriz bateu cinco horas: era o sinal esperado.

a) Somente a frase 1 está errada.
b) Somente a frase 2 está errada.
c) As frases 2 e 3 estão erradas.
d) As frases 1 e 4 estão erradas.
e) As frases 2 e 4 estão erradas.

6– (UEPG – PR) - Assinale a alternativa incorreta, segundo a norma gramatical:

a) Os Estados Unidos, em 1941, declararam guerra à Alemanha.
b) Aqueles casais parecia viverem felizes.
c) Cancelamos o passeio, haja visto o mau tempo.
d) Mais de um dos candidatos se cumprimentaram.
e) Não tínhamos visto as crianças que faziam oito anos.

7 – (UFCE) – Como a frase “fui eu quem fez o casamento”, também estão corretos os períodos abaixo:

1. Fui eu que fiz o casamento.
2. Foi eu quem fez o casamento.
4. Fui eu que fez o casamento.
8. Foste tu que fizeste o casamento.
16. Foste tu quem fez o casamento.
32. Fostes vós que fez o casamento.
64. Fostes vós quem fez o casamento.

8 – (CESGRANRIO) – Há concordância inadequada em:

a) clima e terras desconhecidas.
b) clima e terra desconhecidos.
c) terras e clima desconhecidas.
d) terras e clima desconhecido.
e) terras e clima desconhecidos.

9 – (UEPG – PR) – Marque a frase absolutamente inaceitável, do ponto de vista da concordância nominal:

a) É necessária paciência.
b) Não é bonito ofendermos aos outros.
c) É bom bebermos cerveja.
d) Não é permitido presença de estranhos.
e) Água de Melissa é ótimo para os nervos.

10 – (CESCEM – SP) – Já ... anos, ... neste local árvores e flores. Hoje, só ... ervas daninhas.

a) fazem/havia/existe
b) fazem/havia/existe
c) fazem/haviam/existem
d) faz/havia/existem
e) faz/havia/existe

1) E    2)E    3) D    4) A    5) D
6) C     7) 89    8) C    9) A    10) D



1. (UFPA) Assinale a alternativa que contém as respostas corretas.

I. Visando apenas os seus próprios interesses, ele, involuntariamente, prejudicou toda uma família.
II. Como era orgulhoso, preferiu declarar falida a firma a aceitar qualquer ajuda do sogro.
III. Desde criança sempre aspirava a uma posição de destaque, embora fosse tão humilde.
IV. Aspirando o perfume das centenas de flores que enfeitavam a sala, desmaiou.

a) II, III, IV
b) I, II, III
e) I, III, IV
d) I, III
e) I, II

2. (UFAM) Assinale o item em que há erro quanto à regência:

a) São essas as atitudes de que discordo.
b) Há muito já lhe perdoei.
c) Informo-lhe de que paguei o colégio.
d) Costumo obedecer a preceitos éticos.
e) A enfermeira assistiu irrepreensivelmente o doente.

3. (UNIMEP-SP) Quando implicar tem sentido de “acarretar”, “produzir como conseqüência”, constrói-se a oração com objeto direto, como se vê em:

a) Quando era pequeno, todos sempre implicaram comigo.
b) Muitas patroas costumam implicar com as empregadas domésticas.
c) Pelo que diz o assessor, isso implica em gastar mais dinheiro.
d) O banqueiro implicou-se em negócios escusos.
e) Um novo congelamento de salários implicará uma reação dos trabalhadores.

4. (FMU-SP) Assinale a única alternativa incorreta quanto à regência do verbo.

a) Perdoou nosso atraso no imposto.
b) Lembrou ao amigo que já era tarde.
c) Moraram na rua da Paz.
d) Meu amigo perdoou ao pai.
e) Lembrou de todos os momentos felizes.

05. (FGV-SP) Assinale a alternativa em que há erro de regência verbal.

a) Os padres das capelas que mais dependiam do dinheiro desfizeram-se em elogios à garota.
b) As admoestações que insisti em fazer ao rábula acabaram por não produzir efeito algum.
e) Nem sempre o migrante, em cujas faces se refletia a angústia que lhe ia na alma, tinha como resolver a situação.
d) Era uma noite calma que as pessoas gostavam, nem fria nem quente demais.
e) Nem sempre o migrante, cujas faces refletiam a angústia que lhe ia na alma, tinha como resolver a situação.

06. (UFG) Indique a alternativa correta.

a) Sempre pago pontualmente minha secretária.
b) Você não lhe viu ontem.
e) A sessão fora assistida por todos os críticos.
d) Custei dois anos para chegar a doutor.
e) O ideal a que visavam os parnasianos era a perfeição estética.

07. (UFSCar-SP) Assinale a alternativa correta quanto à regência:

a) A peça que assistimos foi muito boa.
b) Estes são os livros que precisamos.
c) Esse foi um ponto que todos se esqueceram.
d) Guimarães Rosa é o escritor que mais aprecio.
e) O ideal que aspiramos é conhecido por todos.

08. (Mack-SP) Assinale a alternativa incorreta quanto à regência verbal:

a) Ele custará muito para me entender.
b) Hei de querer-lhe como se fosse minha filha.
c) Em todos os recantos do sítio, as crianças sentem-se felizes, porque aspiram o ar puro.
d) O presidente assiste em Brasília há quatro anos.
e) Chamei-lhe sábio, pois sempre soube decifrar os enigmas da vida.

09. (CEFET-PR) Assinale a alternativa que apresenta incorreção quanto à regência:

a) Nós nos valemos dos artifícios que dispúnhamos para vencer.
b) Ele preferiu pudim a groselha.
c) O esporte de que gosto não é praticado no meu colégio.
d) Sua beleza lembrava a mãe, quando apenas casada.
e) Não digo com quem eu simpatizei, pois não lhe interessa.

10. (Conc. Investigador de Policia) Assinale a alternativa que apresenta um desvio em relação à regência verbal.

a) Simpatizei com toda a diretoria e com as novas orientações.
b) Há alguns dos novos diretores com os quais não simpatizamos.
c) A firma toda não se simpatizou com a nova diretoria.
d) Somente o tesoureiro não simpatizou com a nova diretoria.
1) A    2) C    3) E    4) E    5) D
6) E    7) D    8) A    9) A    10) C


01. Foi __ Brasília aprender __ artes políticas, mas retornou  __ terra natal sem grandes conhecimentos.
a)     a – as – à
b)    à – as – a
c)    a – às – à
d)    a – as – a
e)    as – a – à

02. (CESCEM) Sentou-se ___ máquina e pôs-se ___ reescrever uma ___ uma as páginas do relatório.
       a) a / a / à
      b) a / à / à
      c) à / a / a
      d) à / à / à
      e) à / à / a
03. (FASP) Assinale a alternativa com erro de crase:
       a) Você já esteve em Roma? Eu irei à Roma logo.
      b) Refiro-me à Roma antiga, na qual viveu César.
      c) Fui à Lisboa de meus avós, pois gosto da Lisboa de meus avós.
      d) Já não agrada ir à Brasília. A gasolina...
      e) nenhuma das alternativas está errada.

04. (ESAN) Das frases abaixo, apenas uma está correta, quanto à crase. Assinale-a:

      a) Devemos aliar a teoria à prática.
      b) Daqui à duas semanas ele estará de volta.
      c) Puseram-se à discutir em voz alta.
      d) Dia à dia, a empresa foi crescendo.
      e) Ele parecia entregue à tristes cogitações.

05. (ABC - MED.) Nas alternativas que seguem, há três frases, que podem estar corretas ou não. Leia-as atentamente e marque a resposta certa:
       I.   O seu egoísmo só era comparável à sua feiúra.
      II.  Não pôde entregar-se às suas ilusões.
      III. Quem se vir em apuros, deve recorrer à justiça.
       a) Apenas a frase I está correta.
      b) Apenas a frase II está correta.
      c) Apenas as frases I e II estão corretas.
      d) Apenas as frases II e III estão corretas.
      e) As três frases estão corretas.

06. (FUND. LUSÍADA) Assinale a alternativa que completa corretamente o período: ____ noite estava clara e os namorados foram _____ praia ver a chegada dos pescadores que voltavam ____ terra.
       a) Á / à / à
      b) A / à / à
      c) A / a / à
      d) À / a / à
      e) A / à / a
 07. (ITA) Analisando as sentenças:
       I.   A vista disso, devemos tomar sérias medidas.
      II.  Não fale tal coisa as outras.
      III. Dia a dia a empresa foi crescendo.
      IV. Não ligo aquilo que me disse.
       Podemos deduzir que:
       a) Apenas a sentença III não tem crase.
      b) As sentenças III e IV não têm crase.
      c) Todas as sentenças têm crase.
      d) Nenhuma sentença tem crase.
      e) Apenas a sentença IV não tem crase.

08. (ABC - MED.) A alternativa em que o acento indicativo de crase não procede é:
       a) Tais informações são iguais às que recebi ontem.
      b) Perdi uma caneta semelhante à sua.
      c) A construção da casa obedece às especificações da Prefeitura.
      d) O remédio devia ser ingerido gota à gota, e não de uma só vez.
      e) Não assistiu a essa operação, mas à de seu irmão.

09. (FUVEST) Indique a forma que não será utilizada para completar a frase seguinte:
     "Maria pediu ____ psicóloga que ____ ajudasse ____ resolver o problema que ___ muito ____ afligia."
      a) preposição (a)
      b) pronome pessoal feminino (a)
      c) contração da preposição a e do artigo feminino a (à)
      d) verbo haver indicando tempo (há)
      e) artigo feminino (a)

10. Qual das alternativas completa corretamente os espaços vazios?
      I.   E entre o sono e o medo, ouviu como se fosse de verdade o apito de um trem igual ____ que ouvira em Limoeiro. (J. Lins do Rego)
      II.  Habituara-se ______ boa vida, tendo de um tudo, regalada. (J. Amado)
      III. Depois do meu telegrama (lembram: o telegrama em que recusei duzentos mil-réis ___ (pirata), a "Gazeta" entrou a difamar-me. (G. Ramos)
      IV. Os adultos são gente crescida que vive sempre dizendo pra gente fazer isso e não fazer _____. (Millôr Fernandes)
       a) àquele, aquela, aquele, aquilo
      b) àquele, àquela, aquele, aquilo
      c) àquele, àquela, aquele, àquilo
      d) àquele, àquela, àquele, aquilo
      e) aquele, àquela, aquele, aquilo

1) A    2)c    3)c    4)A    5)E
6)E    7)A    8)D    9)E    10)E